NOTÍCIAS

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Movimento de Saúde Mental e Comunitária do Bom Jardim - Projeto Sim à Vida, Não às Drogas

Crianças e adolescentes em situação de risco social são o público alvo do projeto Sim à Vida, Não às Drogas, que desde sua origem trabalha a arte-educação como instrumento pedagógico.

Crianças do Siqueira beneficiadas pelo projeto em atividade no Espaço de Promoção à Vida Patativa do Assaré
Com o intuito de chegar aos adolescentes e crianças antes do contato primário com as drogas, o Movimento mantém o projeto Sim à Vida, Não às Drogas, desde 1999. O trabalho é desenvolvido tendo a frente um/a educador/a da própria comunidade, para facilitar a criação de vínculos com as crianças, os adolescentes e suas famílias, além de outros/as facilitadores/as que desenvolvem oficinas específicas como: capoeira, dança, arte terapia, auto-estima, entre outras.
Atualmente, o projeto é desenvolvido nas comunidades Siqueira, Parque São João e Granja Lisboa, beneficiando 150 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, envolvendo 30 famílias no total. Mensalmente, para além do trabalho diário com as crianças e adolescentes, acontecem encontros de facilitadores/as para planejamento e reuniões com as famílias.
A necessidade de uma intervenção neste sentido foi percebida ainda em 1998 durante as sessões de terapia comunitária, ocasião em que várias famílias diziam vivenciar a problemática das drogas. Na época foi realizada uma pesquisa nas escolas de ensino médio para analisar a relação entre as crianças e adolescentes com as drogas para perceber em quais comunidades o problema era mais evidente.
PARCERIAS SÃO UM DIFERENCIAL NO PROJETO
A partir desse projeto o Movimento estabeleceu parcerias com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Pastoral do Menor; tem assento no Fórum Cearense de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes; participa de atividades do Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) e compõe a Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua e o Núcleo de Articulação dos Educadores Sociais de Rua. O Sim à Vida, Não às Drogas também é projeto de extensão da Faculdade de Medicina, setor de Psiquiatria, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Através da parceria com a UFC, o MSMCBJ proporciona atividades didáticas para alunos do curso de medicina.
O objetivo destas parcerias é ampliar o campo de ações nas comunidades beneficiadas e na cidade de uma forma geral, dada a necessidade de unir forças para enfrentar a problemática que atinge crianças e adolescentes de maneira global.
CONTATO: Vera Lúcia do Carmo (coordenadora do projeto) (85)3497.0892

Nenhum comentário:

Postar um comentário